VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA FELIZ?
Hoje nós vamos falar sobre os cinco pilares da felicidade autêntica. Você se considera uma pessoa feliz?
Olhando para sua realidade, olha para sua vida, olha para tudo a sua volta, olha para cada momento da sua vida você. Se considera uma pessoa feliz?
Hoje nós vamos conhecer quais são os pilares essenciais para que a gente viva a verdadeira felicidade autêntica.
Segundo Martin Seligman, o pai da psicologia positiva, a felicidade vai muito além dos momentos fugazes do dia a dia e dos momentos de alegria.
Para que a gente realmente seja feliz é necessário despertar em nós alguns sentimentos positivos, se você é uma pessoa muito negativa, se você é uma pessoa muito pessimista pode ser que você não seja uma pessoa tão feliz assim.
Por outro lado, se você desperta alguns sentimentos positivos, esses sentimentos tendem a levar você para uma felicidade autêntica.
Segundo Marte, você precisa construir a sua felicidade baseada em cinco Pilares.
O primeiro pilar é a bondade
Para que a gente realmente seja feliz, nós precisamos cultivar a bondade em nosso coração, essa bondade vem carregada também de compaixão, de empatia, de amor pelo outro, de fazermos a diferença na vida das outras pessoas.
Precisamos ser empáticos com a dor do outro, nós precisamos aprender a ouvir a dor do outro em vez de julgar, em vez de condenar, em vez de apontar o dedo.
Hoje em dia é muito fácil você julgar o outro, é muito fácil você condenar a vida do outro sem você saber sequer um milímetro da vida da pessoa, às vezes um fato, uma situação, um momento, um erro da pessoa você já está condenando.
Quando você é uma pessoa bondosa você também é uma pessoa que tem compaixão, você também é uma pessoa que tem empatia pelos outros, então o primeiro pilar para você construir uma felicidade autêntica é a bondade.
O segundo pilar é a originalidade
Ou seja a sua identidade verdadeira, você precisa ser você em um mundo onde todo mundo quer ser igual a todo mundo seu original é ser uma rainha.
Eu vou te dar um exemplo; minha mãe começou a alisar os meus cabelos aos 12 anos de idade. Por que minha mãe fez isso? Porque eu não dava conta de pentear os meus cabelos e ela também não dava conta de pentear os meus cabelos.
Mas tinha outro fator, quem tinha cabelo cacheado naquela época, tinha cabelo ruim então na escola as meninas que tinham cabelo cacheado tinham que estar com o cabelo penteado e trançado. O resultado de tudo isso? Eu fiquei dos 12 aos 26 anos com meus cabelos alisados.
Como eu descobri que o meu cabelo era tão cacheado e era maravilhoso? Um problema no meu couro cabeludo, me fez deixar o meu cabelo crescer durante seis meses, durante esses se meses, ele cresceu e eu passava a mão no couro cabeludo e sentia as ondinhas.
Então eu percebi o quanto o meu cabelo era cacheado, até então eu não sabia o quanto ele era cacheado, porque a vida toda era penteado e trançado, foi aí eu decidi que eu ia passar por um processo de transição capilar. Após os 6 meses, eu cortei ele bem curtinho.
Foi aí que eu me apaixonei por cada curva dos meus cabelos, naquele momento que eu cortei os meus cabelos, subiu uma alegria por dentro de mim. Sabe aquela sensação de ter se encontrado? Foi isso que eu senti.
Eu me encontrei, naquele momento eu descobri quem eu era de verdade, naquele momento eu voltei pra minha originalidade. A partir daquele dia, eu decidi que eu ia ser eu mesma.
Resumindo, ser original é um dos pilares da felicidade autêntica, é desenvolver a sua individualidade e a sua originalidade sem medo de julgamentos.
O terceiro pilar é humor e alegria
O que você faz quando você entra nas suas redes sociais? Você se prende a que tipo de vídeo? Vídeo de humor.
Geralmente você fica ali assistindo vídeos de humor, rolando feed, rolando feed, rolando feed. Só que aquela felicidade daquele momento ali, talvez seja fugaz seja passageira.
Depois que você sai da sua rede social você volta para onde? Você volta para a sua realidade. E a sua realidade talvez não seja tão leve assim, talvez não seja tão alegre assim.
Então você precisa desenvolver leveza na sua vida, leveza no seu dia a dia, o humor ajuda você manter uma visão positiva da vida. E quando eu falo de humor não envolve só a alegria que outros trazem para você, mas você ri de você mesmo, você ri dos seus erros.
Você ri das suas dores, seus tropeços na vida, a vida não precisa ser um fado, a vida pode ser leve.
O quarto pilar é o otimismo
Você já ouviu de alguém a frase, ah! você tem que ser mais positiva, ah! você tem que ser mais otimista. Pois é, infelizmente essa pessoa tem razão.
Você precisa ser mais otimista, você precisa ter uma visão positiva de futuro, o otimismo faz parte da felicidade autêntica, pessoas otimistas são muito mais felizes tem muito mais prazer de viver.
Quando você é otimista você olha para vida com vontade de viver quando você é uma pessoa muito pessimista você olha pra vida de forma negativa, não consegue ver alegria na vida e consequentemente se torna uma pessoa infeliz.
O quinto e último pilar é a generosidade
a generosidade ela envolve tanto você doar algo para alguém, quanto você doar o seu tempo para alguém, doar um tempo de qualidade para outras pessoas é também o ato de generosidade.
Vamos supor que você vai visitar os seus pais, seus pais moram longe de você, chegando lá não fique no celular, doe o tempo de qualidade sente converse pergunte queira saber da vida deles, se importe. Mostre que você se importa com a vida da pessoa.
Isso vale para qualquer pessoa se você está com seus filhos, mostre que você está presente, converse, brinque, desconecte do seu celular.
Assim você está doando um tempo de qualidade e para a pessoa, você está sendo generosa. Você está criando conexão com essa pessoa, infelizmente em tempos de rede social as pessoas estão cada vez mais distante de quem tá perto e perto de quem tá longe.
Elas dão mais valor quem tá longe do que quem tá ali do lado delas, então a generosidade vai além de você doar alguma coisa para alguém, ela também é você doar o seu tempo.
Recapitulando os cinco pilares. Primeiro; bondade, segundo; originalidade, terceiro; bom humor, quarto; otimismo e quinto; generosidade.
Se você trabalhar esses cinco pilares na sua vida, eu tenho certeza que você passará a viver a felicidade autêntica.
E chegamos ao fim do nosso tema de hoje, obrigado por você ter ficado até o fim desse conteúdo.
Você é uma pessoa muito importante aqui para nós. Então se você não compartilhou esse conteúdo, já compartilha com alguém que você deseja que viva uma felicidade autêntica, para nos ajudar a crescer e entregar cada vez mais conteúdos que te ajude a viver uma vida autêntica com significado, com sentido e com propósito.
E aqui embaixo também tem o link do PROGRAMA A MENSAGEIRA DIGITAL caso você queira dar um novo passo na sua vida para viver uma felicidade autêntica, aqui embaixo tem o link do PROGRAMA A MENSAGEIRA DIGITAL, clica nesse link faça a sua inscrição e eu vejo você lá dentro do programa beijos no seu coração e até o nosso próximo encontro